Artigo investiga entrelaçamentos entre formação permanente e prática educativa

01-12-2025

Artigo investiga entrelaçamentos entre formação permanente e prática educativa

O artigo “A formação permanente e a abordagem temática freireana: o navegar de seus entrelaçamentos”, de Josiane Marques da Silva e Cristiane Muenchen, publicado na Revista Espirales (v.9, 2025), revisita a pedagogia freireana sob um olhar pouco explorado: o das conexões entre currículo e formação docente. A pesquisa analisa teses e dissertações que tratam da abordagem temática e mostra como o conceito de formação permanente se entrelaça à prática educativa.

Uma das curiosidades do estudo é a constatação de que a Abordagem Temática Freireana (ATF) não se limita à escolha de conteúdos, mas redefine a própria ideia de ensinar. Ao analisar 33 trabalhos produzidos entre 1997 e 2023, as autoras identificaram que o momento de buscar o tema gerador é, por si só, um espaço de formação do professor. Para Josiane e Cristiane é um processo que envolve escuta, diálogo e reflexão crítica sobre o mundo.

O artigo também evidencia que a formação permanente se dá na prática cotidiana, quando o educador percebe que ensinar é aprender novamente. Longe de métodos prontos, o estudo mostra que a pedagogia freireana continua atual justamente por provocar perguntas, abrir caminhos e transformar o ato educativo em um exercício de liberdade.

Link para ler o artigo completo:

 

LA  FORMACIÓN PERMANENTE Y EL ENFOQUE TEMÁTICO FREIREIANO:  LA NAVEGACIÓN DE SUS ENTRELAZAMIENTOS | Revista Espirales