MONUMENTOS DE SOFT POWER

MUSEUS DE ARTE E ARQUITETURA EXPORTADA NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.8.1-9

Palavras-chave:

Monumentos de Soft Power, Museus de Arte, Arquitetura Exportada, Descolonização

Resumo

A arquitetura exportada, representada por estruturas erguidas fora de seu país de origem, torna-se uma manifestação palpável da identidade e dos valores culturais de uma nação, exercendo o que se chama de soft power por meio de seu apelo estético e significado simbólico. Na América Latina, a presença desses monumentos de soft power, aquí exemplificados nos museus de arte contemporânea, não apenas transformam paisagens urbanas, mas também exercem influência nas dinâmicas sociais e nos processos de legitimação dos sistemas da arte. A expansão do Centro Pompidou e de outros museus internacionais para locais como a Tríplice Fronteira no Brasil ilustra essa tendência, que vai de encontro às reivindicações do espaço público como lugar de resistência e descolonização que emergem na atualidade, ilustradas por ações dos movimentos iconoclastas na América Latina do Séc. 21. Este artigo explora como esses monumentos moldam percepções e ajudam a reproduzir desigualdades sociais através do contraste com as políticas culturais contemporâneas da região.

Referências

BISHOP, Claire. (2014) Radical Museology: Or What's Contemporary in Museums of Contemporary Art? Köln: Walther König, 2014.

BELLENTANI, F. & PANICO, M. (2016) The meanings of monuments and memorials: toward a semiotic approach. In: Punctum, 2(1): 28-46, 2016. Available at: https://punctum.gr/volume-2-issue-1-2016/the-meanings-of-monuments-and-memorials-toward-a-semiotic-approach/ (Accessed 04/17/2024)

BOURDIEU, Pierre. (2002) The market of symbolic goods: the rules of art. São Paulo : Companhia das Letras, pp. 162 – 199.

BOURDIEU, Pierre. (2000) The historical genesis of a pure aesthetic. In: Symbolic power. 3rd edition. Rio de Janeiro : Bertrand, pp. 281 - 298.

BRASIL. (2020) Secretaria Especial de Cultura. Understand the plan. Brasília, DF: SEC, 2020a. Available at: http://pnc.cultura.gov.br/entenda-o-plano/ Last acessed on 27 Jan 2024.

» http://pnc.cultura.gov.br/entenda-o-plano/

BULHÕES, Maria Amélia. (2014) O sistema da arte mais além de sua simples prática. In: As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil. Porto Alegre : Zouk, p. 144.

FETTER, Bruna W. (2016) Narrativas conflitantes e convergentes: as feiras nos ecossistemas contemporâneos da arte.' 28/10/2016 380 f. Doutorado em ARTES VISUAIS Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Biblioteca Depositária: Instituto de Artes.

FETTER, Bruna W. (2016) Sistema(s) da arte: em quais ficções decidimos crer? in: Arte Contexto Reflexão em Arte. ISSN 2318-5538. V. 4, no 10, set, 2016. Available at https://artcontexto.com.br/textocurto_10_bruna-fetter.html (Accessed 05/01/2024).

FILIPOVIC, I. & VASILJEVIC TOMIC, D. (2019) Soft Power Architecture: (un)intentional and incidental in culture relations policies. In: UDK: 725.127(497.11) 316.73(497.11:520) DOI: 10.5937/a-u0-24483 COBISS.SR-ID: 282040588. Available at: https://scindeks-clanci.ceon.rs/data/pdf/0354-6055/2019/0354-60551949018F.pdf (Accessed 04/19/2024).

GOES, D. (2022) Contemporary Iconoclasm: Anti-Racism Between the Decolonisation of Art and the (Re)Sacralisation of Public Space, Comunicação e sociedade, 41 | 2022, 105-129. Available at https://journals.openedition.org/cs/6867#quotation (Accessed 04/16/2024)

GRAW, Isabelle. (2012) On the relative heteronomy of art, the art world, and art criticism. In: LIND, M.; VELTHIUS, O. (org). Contemporary Art and Its Commercial Markets : A Report on Current Conditions and Future Scenarios. Sternberg Press, Tensta Konsthall, 2012, pp. 183-207.

HEINICH, Nathalie. A arte em regime da singularidade: Algumas características sociológicas da arte contemporânea In: Arte e vida social: Pesquisas recentes no Brasil e na França [online]. Marseille: OpenEdition Press, 2016 (generated 18 mars 2024). Available on the Internet: <http://books.openedition.org/oep/1466>. ISBN: 978-2-8218-5589-2. DOI: https://doi.org/10.4000/books.oep.1466

LIMULJA, Hanna. O desejo dos outros: uma ethografia dos sonhos Yanomami (PYA Ú – TOOTOTOPI) / Hanna Cibele Lins Rocha Limulja; orientador, José Antonio Kelly, 2019. 153 p.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. (2015) La Culture-monde. Réponse à une société désorientée. São Paulo: Companhia das Letras.

LUZ, A. (2023) Circuito Universitário da Bienal de Curitiba: arqueologia de uma rede de resistência para a arte atual, Encontro de História da Arte. Campinas, SP, (16), p. 130–140. doi: 10.20396/eha.16.2022.4985. Available at https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4985 (Accessed 05/01/2024).

MASSEY, Doreen B. (2008) Pelo espaço: uma nova política da espacialidade / Doreen B. Massey. Tradução de Hilda Pareto Maciel. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

MOMBAÇA, Jota. (2021) A plantação cognitiva. Arte e descolonização: MASP AFTERALL. São Paulo. Disponível em: https://masp.org.br/arte-e-descolonizacao Last acessed on 15/12/2022.

NYE, Joseph S. Soft Power: The Means to Success in World Politics. New York: PublicAffairs, 2004.

PAIVA, Alessandra Simões. (2022) A virada decolonial na arte brasileira. Bauru: Mireveja.

PAIVA, Alessandra Simões. (2021) A hora e a vez do decolonialismo na arte brasileira. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–17.

RIVERA-CUSICANQUI, Silvia. (2010) Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores - 1a ed. - Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

ROSEMBERG, Karen. (2019) ‘Soft Power’: When Political Art Walks a Very Fine Line. New York Times, December 18th. Available at https://www.nytimes.com/2019/12/18/arts/design/soft-power-sfmoma.html (Accessed April 22nd 2024)

RUBIM, Antonio Albino C. (2023) Cultural policies in South America in the 21st century. In: Revista Espirales, Foz do Iguaçu, UNILA, ISSN2594-9721 (eletronic), v.7, n.2, 2023, p.10-2610.

SHINER, Larry. (2010) La invención del arte - Una historia cultural. Paidós Estética 36: Barcelona, Buenos Aires, México. 476 p. 21-56.

YUN, Kusuk. (2018). The role of exoticism in international contemporary art in the era of globalization – an empirical study of international art magazines from 1971 to 2010. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 362-388, abr. 2018.

CAMPOS, P. H. P., & BRANDÃO, R. V. da M. (2023). A construção da usina hidrelétrica de Itaipu durante a ditadura: Violações de direitos e favorecimento a grandes grupos econômicos. Projeto História: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 77, 7–34. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p7-34 (Accessed April 24th 2024)

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Luz, A. (2024). MONUMENTOS DE SOFT POWER: MUSEUS DE ARTE E ARQUITETURA EXPORTADA NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XXI. evista spirales, 8(1), 176–190. https://doi.org/10.29327/2282886.8.1-9

Edição

Seção

Dossiê: Biopolíticas decoloniais: leituras latinoamericanas