EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
COREOGRAFIAS DIDÁTICAS, AFETIVIDADE E PEDAGOGIA FREIREANA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-9Palavras-chave:
Psicologia da aprendizagem matemática;, Afetividade, Pedagogia freireana, Coreografias didáticasResumo
O objetivo desse artigo consiste em problematizar acerca da psicologia da educação matemática, da educação emancipadora e das coreografias didáticas. Ademais, descreve a repercussão de uma prática pedagógica exitosa, dinamizada e interdisciplinar, em plena época da pandemia e do ensino à distância. Participaram do estudo, treze estudantes do curso de licenciatura em matemática, de uma universidade pública do nordeste. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa, de índole exploratória, com a vivência de duas rodas de debates e exposição de animação na temática. Como aporte metodológico para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Dos resultados, destaca-se: o debate quanto à possibilidade de desconstruções de situações ruins envolvendo o contexto de ensino-aprendizagem da matemática, acerca do fracasso da aprendizagem matemática, a ativação de preceitos da aprendizagem significativa, situações desencadeadoras de permanência e êxito, e a ressignificação do papel do estudante na aprendizagem ativa.
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