POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA
UMA CONCEPÇÃO FREIRIANA PARAO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-20Palavras-chave:
Pedagogia Crítica intercultural, Português como língua de acolhimento, Paulo Freire, Catherine WalshResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre propostas didáticas para o ensino do português como língua de acolhimento em contextos plurilingues. A metodologia inclui revisão bibliográfica sobre letramento crítico e educação intercultural com base nas teorias de Paulo Freire, Catherine Walsh e abordagens antirracistas de Djamila Ribeiro, Silvio Almeida, Barbara Carine Pinheiro. Foram desenvolvidas propostas didáticas com textos de autores latino-americanos, abordando racismo, machismo e xenofobia, promovendo pensamento crítico e intercultural. A pesquisa foca em estudantes hispano-falantes e nativos em Foz do Iguaçu, utilizando mediação de leitura literária conforme Sarah Hirschman (2011) e sequências didáticas de Dolz e Schneuwly (2004). O objetivo é enfrentar desafios contemporâneos e promover diversidade e igualdade na educação básica.
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