POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA

UMA CONCEPÇÃO FREIRIANA PARAO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-20

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica intercultural, Português como língua de acolhimento, Paulo Freire, Catherine Walsh

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre propostas didáticas para o ensino do português como língua de acolhimento em contextos plurilingues. A metodologia inclui revisão bibliográfica sobre letramento crítico e educação intercultural com base nas teorias de Paulo Freire, Catherine Walsh e abordagens antirracistas de Djamila Ribeiro, Silvio Almeida, Barbara Carine Pinheiro. Foram desenvolvidas propostas didáticas com textos de autores latino-americanos, abordando racismo, machismo e xenofobia, promovendo pensamento crítico e intercultural. A pesquisa foca em estudantes hispano-falantes e nativos em Foz do Iguaçu, utilizando mediação de leitura literária conforme Sarah Hirschman (2011) e sequências didáticas de Dolz e Schneuwly (2004). O objetivo é enfrentar desafios contemporâneos e promover diversidade e igualdade na educação básica.

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Biografia do Autor

Eliane Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Especialista em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais pela mesma instituição. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2289336367924321. Correio Eletrônico: elirodriguesedu@gmail.com.

           

Júlia Batista Alves, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3227434862031487. Correio Eletrônico: julia.alves@unila.edu.br.

     

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Publicado

22-11-2025

Como Citar

Silva, E., & Batista Alves, J. (2025). POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA, INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA: UMA CONCEPÇÃO FREIRIANA PARAO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO. Revista Espirales, 9, e22828869120. https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-20

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos