EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-18

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pessoas Privadas de Liberdade, Pedagogia Emancipatória

Resumo

Este artigo analisa as aproximações e distanciamentos da Pedagogia Emancipatória nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) destinadas a pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Sul, em Santa Catarina. Parte-se do pressuposto de que práticas emancipatórias podem coexistir com abordagens tradicionais, revelando as tensões inerentes à educação em prisões. A fundamentação teórica ancora-se em Paulo Freire, articulando conceitos emancipatórios. A metodologia qualitativa, de abordagem socio-histórica, utilizou entrevistas semiestruturadas com professores, grupo focal com estudantes e análise documental. Os resultados indicam convergências nos aspectos relacionados à humanização das relações, rigorosidade metódica docente, ética e disciplina, mas apontam fragilidades na valorização cultural dos educandos e na inserção da pesquisa como princípio educativo. Conclui-se que, embora existam limitações estruturais e restrições próprias do ambiente prisional, há potencial para ressignificar a EJA como espaço de emancipação e transformação social, desde que se fortaleça o vínculo com a realidade dos estudantes e se superem práticas meramente instrumentais.

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Biografia do Autor

Vanessa Colares de Bitencourt, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Policial Penal e Coordenadora de Ensino e Promoção Social do Presídio Regional de Araranguá/SAP-SC. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6307031648861434, E-mail: vancolarespp@gmail.com

Flávia Wagner, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia - Séries Iniciais e Orientação Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2018) com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no ensino superior a mais de 23 anos (2001 até os dias atuais), exerceu a função de Professora em várias disciplinas e Coordenadora Pedagógica nos cursos de graduação (2005-2020). Atualmente é Professora e Pesquisadora no Curso de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Unisul; atua como membro do Comitê de Ética, como membro do NDE nos Cursos de Ciências Humanas e da Saúde. Desenvolve pesquisas na área da Educação nos seguintes temas: políticas educacionais, gestão escolar, formação de professores, competências pedagógicas docente; aprendizagem do estudante; currículo, planejamento, didática, avaliação e educação inclusiva. Realiza Projeto de Extensão Internacioanal em parceira com a Argentina envolvendo professores da educação básica. Exerce o trabalho voluntário como vice-presidente na Associação João Paulo II que atende 250 crianças em contexto de vulnerabilidade (2011 até os dias atuais). Professora e curadora de materiais didáticos para o ensino digital. Líder do Grupo - Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais (desde 2022), certificado pelo diretório de pesquisa do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais (desde 2023). Associada da ANPED.

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Publicado

22-11-2025

Como Citar

Colares de Bitencourt, V., & Wagner, F. (2025). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA. Revista Espirales, 9, e22828869118 . https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-18

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos