A EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE E O GRITO POR LIBERTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-4Palavras-chave:
Pedagogia do Oprimido, Epistemologia, Liberdade, EducaçãoResumo
O artigo considera como fio condutor a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire publicada no Brasil há cinquenta anos. Analisa questões relacionadas às práticas educativas e relações humanas, tendo como objetivo explicar que a educação deve produzir liberdade e emancipação. Contextualiza o momento histórico da América Latina no século XX e suas múltiplas ditaduras. Considera a temática educacional, sua crise e dilemas, correlacionando com o momento político e social atual do Brasil. Expõe o pensamento de Freire permeado por conceitos da Filosofia ao ponto de se inferir que ele trabalhou a educação sendo metodologia ao invés de criar um ‘método’ como técnica. Explana a urgência de se pensar sobre a necessidade de promover a epistemologia freireana que tem o objetivo de estimular a reflexão crítica, a alteridade e a liberdade de sujeitos dialeticamente, ou seja, criar libertação para que, tantos libertos, quanto os que criam dominação possam revisitar a si mesmos buscando construir dinâmicas sociais que promovam o bem comum.
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