Processo de avaliação por pares

O processo de avaliação dos manuscritos inicia após a etapa de pré-avaliação, que consiste na conferência dos seguintes pontos, realizada pela Editoria-chefe da revista: 

  • Correspondência ao foco e escopo da revista e/ou do dossiê; 
  • Documento com os Dados de Identificação de Autoria;
  • Manuscrito de acordo com os templates disponibilizados pela revista; 
  • Termos de autorização enviados (quando necessário).

Em caso de conformidade com esses pontos, o texto passa a ser acompanhado por um/uma editor/a executivo/a, quem verificará se o manuscrito possui algum tipo de identificação de autoria e se o texto cumpre com as Políticas de Plágio e de Uso de Inteligência Artificial. Finalizada essa etapa, o texto é encaminhado aos/às possíveis pareceristas. 

A Revista Espirales adota o modelo de avaliação por pares duplo-cega, de modo que os pareceres têm caráter sigiloso. No entanto, oferecemos a pareceristas e autores/as a opção de abrir suas respectivas identidades, de acordo com as diretrizes da Ciência Aberta. Excepcionalmente, preprints serão avaliados na modalidade avaliação por pares simples-cega, em que a autoria tem sua identidade revelada, mas a identidade de pareceristas permanece anônima. 

Todos os manuscritos serão submetidos à avaliação de, no mínimo, dois/duas pareceristas, que deverão preencher o Formulário de Avaliação e registrar sua recomendação. O parecer pode resultar em três possibilidades: (a) aceitação sem necessidade de modificações; (b) aceitação condicionada ao cumprimento das correções obrigatórias apontadas; (c) rejeição.

Cabe ao/à editor/a executivo/a analisar se ambos os pareceres estão em concordância, caso contrário (exemplo: um parecer sugere rejeitar e o outro aceitar), o texto é encaminhado para um/a terceiro/a parecerista. Após a recomendação dos/as pareceristas ser finalizada, o/a editor/a executivo/a registra a Decisão Editorial. Em caso de dúvidas sobre a decisão, a Editoria-chefe deve ser consultada. 

O processo de avaliação leva, em média, 5 meses.