Comunidades Epistémicas - Entrevistas
A Seção de Entrevistas da Revista Espirales, intitulada Comunidades Epistêmicas, utiliza as novas linguagens e tecnologias da informação para promover a circulação de pensamento que possa subsidiar os processos de integração latino-americana e caribenha. A concepção de “comunidade epistêmica” adotada está referenciada na abordagem construtivista das Relações Internacionais, envolvendo a atuação de diversos atores no âmbito acadêmico, governamental e não-governamental — como intelectuais, tecnocratas, lideranças sociais, políticos, diplomatas, jornalistas, pesquisadores/as e especialistas na integração regional — engajados em “diálogos de saberes” com potencial de influenciar a formulação de políticas internacionais sobre o regionalismo latino-americano, tanto no âmbito doméstico quanto regional.
Considerando o contexto mencionado, torna-se indispensável fortalecer as Comunidades Epistêmicas que estão emergindo nos países periféricos. A UNILA, o PPGICAL e, neste caso específico, a seção “Comunidades Epistêmicas” da Revista Espirales reúne as condições necessárias para contribuir, através do expediente das entrevistas, com a agenda de debates sobre a integração latino-americana e caribenha. O objetivo é ampliar a circulação de vozes que têm papel fundamental e estratégico na construção do pensamento crítico e nas lutas sociais da região.
Serão priorizadas entrevistas recentes, mas também serão aceitas entrevistas mais antigas, desde que o/a autor/a consulte previamente a Equipe Editorial da revista através do e-mail revista.espirales@unila.edu.br.
São objetivos da seção Comunidades Epistêmicas:
- Dar visibilidade a perspectivas críticas sobre a integração: Publicar entrevistas que explorem diferentes dimensões da integração latino-americana e caribenha, considerando suas potencialidades, desafios e contradições.
- Ampliar o diálogo entre academia, movimentos sociais e/ou práticas culturais: Destacar vozes que contribuam para o pensamento crítico e a ação transformadora na região, conectando saberes acadêmicos, populares e/ou ancestrais.
- Registrar e difundir o pensamento de figuras-chave da América Latina e do Caribe: Disponibilizar entrevistas com intelectuais, lideranças e artistas cujas reflexões e trajetórias tenham impacto no campo da integração regional e dos diálogos Sul-Sul.
- Valorizar a diversidade epistêmica, ontológica e política do continente: Publicar entrevistas que expressam diferentes formas de conhecimento, abrangendo perspectivas indígenas, afro-diaspóricas, feministas, comunitárias e outras abordagens contra-hegemônicas.
- Construir um arquivo vivo de memória e pensamento crítico: Incentivar a preservação de relatos, reflexões e análises que contribuam para os debates presentes e futuros sobre a América Latina e o Caribe.
- Contribuir para a indexação e visibilidade acadêmica de entrevistas: Publicar entrevistas com título, resumo e palavras-chave nos idiomas português, espanhol, inglês e francês, garantindo DOI e indexação dos manuscritos em plataformas acadêmicas e redes de circulação de conhecimento.
A seção Comunidades Epistémicas convida pesquisadoras/es, estudantes, ativistas, autoridades, jornalistas e demais interessadas/os a submeterem entrevistas que fortaleçam o debate sobre a integração regional, contribuindo para a construção de um pensamento crítico, plural e comprometido com a transformação social. Os manuscritos devem respeitar as Diretrizes para Autores/as e o template de entrevistas.
