A DIMENSÃO EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DA PESQUISA

CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-2

Palavras-chave:

Círculos Epistemológicos, Conscientização, Pesquisa

Resumo

O contexto sociocultural da América Latina e Caribe é historicamente marcado pela tradição colonial inscrita nas dimensões epistemológicas e ontológicas através do tempo. Na atual conjuntura, em meio aos contraditórios fenômenos políticos e sociais, percebe-se que a “cultura do silêncio” ainda é parte constituinte da realidade social, estendendo-se à forma como o conhecimento é produzido dentro de limites hierárquicos e dualistas, muitas vezes, encobertos pelos métodos ocidentais medidores do grau de legitimidade da ação de fazer pesquisa. Diante disso, o presente artigo parte dos estudos freirianos para refletir a dimensão educativa nas práticas de pesquisa, entendendo que, na medida que pesquisamos, participamos de um processo coletivo, de conscientização de si e do mundo. Para isso, são referenciadas as experiências dos Círculos Epistemológicos, apresentados por Romão et al. (2006), na intenção de sulear a ação pesquisadora, repensar a forma como a vemos e produzimos, propor o desprendimento e a abertura de fissuras no campo epistêmico, reconhecendo a potência da linguagem visual neste processo. Entende-se que não existem “donos” do saber na ação de fazer pesquisa, mas, sim, companheiros de pronúncia do mundo, sujeitos inconclusos, comprometidos em construir novos sentidos e significados à realidade, de forma relacional e dialógica.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Favreto Sinãni, M. C., da Silva Furtado, D., & Rocha Clasen, J. (2024). A DIMENSÃO EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DA PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. Revista Espirales, 8(2), 14–36. https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-2

Edição

Seção

Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe