COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA
PRÁTICAS FORMATIVAS UNIVERSITÁRIAS EMANCIPADORAS DESDE A PERSPECTIVA FREIRIANA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-10%20Palabras clave:
Formação de professores, Integração latinoamericana , Decolonialidade, Paulo FreireResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a necessidade da presença do pensamento freireano e dos resultados de sua prática pedagógica a partir das ausências encontradas na formação docente. O contexto de estudo é a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A metodologia utilizada foi a análise de documentos e revisão da literatura acadêmica relacionada ao tema, juntamente com os registros etnográficos das professoras formadoras e de depoimentos abertos de alunos. Os resultados sobre as visões e exemplificação das práticas de formação das formadoras de professores podem contribuir para o alcance da integração emancipatória latino-americana e para a promoção de comunidades de aprendizagem na perspectiva freireana. As propostas apresentadas oferecem ideias para aprofundar o tema e desenhar projetos à luz do pensamento latino-americanista de Freire.
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