EDUCAÇÃO COMO SOLIDARIEDADE E SOLIDARIEDADE COMO EDUCAÇÃO
LEGADOS HUMANISTAS DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-8Palavras-chave:
Paulo Freire, Solidariedade, Vida, Educação, PráxisResumo
A presente reflexão tem o objetivo de compreender que o legado de Paulo Freire segue latente, ainda não amplamente incorporado nas práticas educativo-pedagógicas e no cotidiano sócio-cultural. Reapresenta a validade e urgência da solidariedade como processo educativo ao atualizar o convite para refletir o compromisso com uma educação para a paz, promotora da dignidade humana, consciente da condição humana, sedenta pelo acontecer da existência em suas diversas formas e plurais manifestações. A metodologia dialógica permite utilizar terminologias freireanas, facilmente identificáveis e de conhecimento amplo, ante a potência da construção teórica de Paulo Freire. O texto adota as obras Pedagogia da solidariedade, Pedagogia da indignação, Pedagogia do oprimido, e Conscientização: teoria e prática da libertação, de Paulo Freire, em diálogo com pesquisadores/as que se aproximam do pensamento freireano com o objetivo de compreender, a partir de Freire, a educação como solidariedade e a solidariedade como educação, possibilidade de uma cultura de paz, justiça social e dignidade humana, sinônimos, nessa compreensão, de vida.
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