A FORMAÇÃO PERMANENTE E ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA

O NAVEGAR DE SEUS ENTRELAÇAMENTOS

Autores

  • Josiane Marques da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-17

Palavras-chave:

Abordagem Temática, Abordagem Temática Freireana, Formação Permanente

Resumo

São amplas as discussões no campo da Educação, em especial da Educação em Ciências, sobre perspectivas de reorganização curricular, a exemplo da Abordagem Temática (AT). Simultaneamente, também são significativas as discussões sobre os processos de formação docente, entretanto, como esses dois campos da educação se entrelaçam? Partindo dessa problematização, este estudo tem como finalidade responder o seguinte problema: de que forma as pesquisas em Educação em Ciências que tratam do campo curricular da Abordagem Temática se articulam com a formação docente?  Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em teses e dissertações em um recorte temporal de 1997 a 2023, sendo selecionadas pesquisas que versam sobre formação docente e AT. A amostra encontrada, de 33 trabalhos, foi analisada por meio dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, emergindo duas categorias, i) O fazer curricular na Abordagem Temática – o navegar por meio dos processos formativos e ii) Os processos formativos na Abordagem Temática Freireana (ATF) – A formação permanente entrelaçada com o fazer curricular freireano. Sinaliza-se que os movimentos de instauração e disseminação da AT são permeados por processos formativos e, no interior da ATF, os processos de busca pelo Tema Gerador configuram-se como espaços-tempo de Formação Permanente. 

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Biografia do Autor

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada nível 4, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (PPGECi) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid) e pesquisadora do Grupo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEPECISC - da UFSC. Foi editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (2014-2018). Coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado (2018 e 2019). Coordenou o Subprojeto Pibid Física (2022-2024). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em processos curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação. E-mail: cristiane.muenchen@ufsm.br

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

Marques da Silva, J., & Muenchen, C. (2025). A FORMAÇÃO PERMANENTE E ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: O NAVEGAR DE SEUS ENTRELAÇAMENTOS . Revista Espirales, 9, e22828869117. https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-17

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos