A FORMAÇÃO PERMANENTE E ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA
O NAVEGAR DE SEUS ENTRELAÇAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-17Palavras-chave:
Abordagem Temática, Abordagem Temática Freireana, Formação PermanenteResumo
São amplas as discussões no campo da Educação, em especial da Educação em Ciências, sobre perspectivas de reorganização curricular, a exemplo da Abordagem Temática (AT). Simultaneamente, também são significativas as discussões sobre os processos de formação docente, entretanto, como esses dois campos da educação se entrelaçam? Partindo dessa problematização, este estudo tem como finalidade responder o seguinte problema: de que forma as pesquisas em Educação em Ciências que tratam do campo curricular da Abordagem Temática se articulam com a formação docente? Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em teses e dissertações em um recorte temporal de 1997 a 2023, sendo selecionadas pesquisas que versam sobre formação docente e AT. A amostra encontrada, de 33 trabalhos, foi analisada por meio dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, emergindo duas categorias, i) O fazer curricular na Abordagem Temática – o navegar por meio dos processos formativos e ii) Os processos formativos na Abordagem Temática Freireana (ATF) – A formação permanente entrelaçada com o fazer curricular freireano. Sinaliza-se que os movimentos de instauração e disseminação da AT são permeados por processos formativos e, no interior da ATF, os processos de busca pelo Tema Gerador configuram-se como espaços-tempo de Formação Permanente.
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