ALÉM DO (CIS)TEMA
A TRANSGENERIDADE E A TEORIA DO CONHECIMENTO DE PAULO FREIRE NAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO MATO GROSSO DO SUL (MS)
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-15Palavras-chave:
Paulo Freire, Transgênero, LGBTQIAPN , SexualidadeResumo
A comunidade LGBTQIAPN+ sofre violência e invisibilização em diversas instâncias da sociedade, principalmente os membros que se enquadram dentro da transgeneridade, mais conhecidos como transgêneros. Nesta pesquisa, buscamos mapear e identificar como a temática transgeneridade tem sido abordada nos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências. O método utilizado foi o Estado da Arte, um levantamento acerca de uma temática a ser investigada. Diante disso, procuramos responder a seguinte questão: As dissertações e teses produzidas nos programas de mestrado e doutorado em Educação e Ensino de Ciências das universidades públicas do Mato Grosso do Sul têm abordado a temática da transgeneridade em diálogo com a Teoria do Conhecimento de Paulo Freire? Os dados apontam que das 2.320 pesquisas defendidas, apenas 16 abordam a transgeneridade. Destas, 5 se articulam de alguma maneira com a Teoria do Conhecimento de Paulo Freire, onde duas delas o trazem com mais substancialidade, conduzindo-o como humanizador dos corpos trans. Assim, concluímos que os programas de pós-graduação analisados precisam repensar suas linhas de pesquisa, bem como, seus grupos de pesquisadores, visando construir conhecimentos acadêmicos sobre a transgeneridade pautando o direito de “ser mais” das pessoas trans na Teoria do Conhecimento de Paulo Freire.
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