EDUCAÇÃO SOCIAL

CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA ÁREA EM CONSTRUÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-5

Palavras-chave:

Educação Social, Paulo Freire, Pedagogia, Formação de Pedagogos(as)

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições de Paulo Freire para a Educação Social, enquanto uma área em construção no Brasil. A Educação Social é assumida a partir do princípio da Educação como um direito, na sua totalidade, cujas necessidades e demandas se expressam dentro e fora do ambiente escolar, não se restringindo apenas a educação não escolar, mas compreendendo que a garantia de direitos deve estar presente em todos os espaços onde existe a negação de um direito. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, que apresenta um breve histórico da Educação Social no contexto latino-americano, as contribuições de Paulo Freire para a área e problematiza os desafios e possibilidades da/na formação de pedagogos(as) para atuar em espaços de educação não escolar, envolvidos diretamente na luta pela garantia de direitos humanos, políticos e no exercício desses direitos a todos.

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Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós- doutora em Educação, na linha de Pesquisa "Educação, Políticas Sociais e Estado - UNIOESTE/ Cascavel (2022). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Atualmente é Professora do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGEDU, na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), na linha 1: Teorias, Políticas e Práticas de Educação. Possui experiência como professora da Educação Básica, Coordenação Pedagógica, Técnica do Núcleo Regional de Educação em Foz do Iguaçu/PR, além de coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Políticas Educacionais - GREPPE/PR-UNILA/Unicamp. Grupo de Estudos sobre a Universidade (GEU/Unemat/UFMT). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na/para Infância - GEPEI/UNILA. É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É membro e Conselheira Técnica da Associação Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, políticas de formação docente e gestão escolar, políticas de avaliação em larga escala, Educação Social, e políticas para infância na fronteira.

Karine dos Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da área de Educação Social da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2015 e 2007). Estágio sanduíche pela Universidade Autônoma de Barcelona, no departamento de Pedagogia Sistemática e Social, sob a orientação do Prof Dr. Xavier Úcar (2014/2015). Licenciada em Pedagogia com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (2004). Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES/CNPq). Diretora substituta do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação/CIESS/FACED/UFRGS. Tutora no Programa de Educação Tutorial - PET Políticas Públicas de Juventude. Desenvolve estudos relacionados ao campo social e práticas pedagógicas. Experiência profissional e de pesquisa com os seguintes temas: Educação Social; Pedagogia Social; Educação Popular; OSCs; Políticas Públicas; Questão Social; Infâncias, Juventudes, Pobreza e Desigualdade Social.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Pasini, J. F. S., & Santos , K. dos. (2025). EDUCAÇÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA ÁREA EM CONSTRUÇÃO NO BRASIL. Revista Espirales, 9, e2282886915. https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-5

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos