EDUCAÇÃO SOCIAL
CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA ÁREA EM CONSTRUÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-5Palavras-chave:
Educação Social, Paulo Freire, Pedagogia, Formação de Pedagogos(as)Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições de Paulo Freire para a Educação Social, enquanto uma área em construção no Brasil. A Educação Social é assumida a partir do princípio da Educação como um direito, na sua totalidade, cujas necessidades e demandas se expressam dentro e fora do ambiente escolar, não se restringindo apenas a educação não escolar, mas compreendendo que a garantia de direitos deve estar presente em todos os espaços onde existe a negação de um direito. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, que apresenta um breve histórico da Educação Social no contexto latino-americano, as contribuições de Paulo Freire para a área e problematiza os desafios e possibilidades da/na formação de pedagogos(as) para atuar em espaços de educação não escolar, envolvidos diretamente na luta pela garantia de direitos humanos, políticos e no exercício desses direitos a todos.
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