MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM LÍNGUAS ADICIONAIS NA ESTEIRA DE PAULO FREIRE:
QUANDO O OPRIMIDO É O/A MIGRANTE
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-7Palavras-chave:
material didático de línguas adicionais, formação docente, indivíduo sectário, imobilismo subjetivista, oprimido que hospeda o opressor em siResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a importância da formação docente de línguas adicionais a partir de materiais didáticos de inglês e português, desenvolvidos pelos autores deste texto para usos nos contextos da Educação Básica e do Ensino Superior, respectivamente nos municípios do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu. Para tanto, usamos como base os conceitos de indivíduo sectário, imobilismo subjetivista e oprimido que hospeda o opressor em si (Freire, 1987), em diálogo com os conceitos de vontade de verdade, estruturas de longas duração (Foucault, 1970 [1999]), mito da democracia racial (Munanga, 2008) e a falácia do Brasil como receptivo (Baeninger, 2012). Nosso foco é apresentar o material didático de línguas adicionais como uma potencialidade para a formação de docentes de línguas reflexivos e críticos.
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