MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM LÍNGUAS ADICIONAIS NA ESTEIRA DE PAULO FREIRE:

QUANDO O OPRIMIDO É O/A MIGRANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-7

Palavras-chave:

material didático de línguas adicionais, formação docente, indivíduo sectário, imobilismo subjetivista, oprimido que hospeda o opressor em si

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a importância da formação docente de línguas adicionais a partir de materiais didáticos de inglês e português, desenvolvidos pelos autores deste texto para usos nos contextos da Educação Básica e do Ensino Superior, respectivamente nos municípios do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu. Para tanto, usamos como base os conceitos de indivíduo sectário, imobilismo subjetivista e oprimido que hospeda o opressor em si (Freire, 1987), em diálogo com os conceitos de vontade de verdade, estruturas de longas duração (Foucault,  1970 [1999]), mito da democracia racial (Munanga, 2008) e a falácia do Brasil como receptivo (Baeninger, 2012). Nosso foco é apresentar o material didático de línguas adicionais como uma potencialidade para a formação de docentes de línguas reflexivos e críticos.

Biografia do Autor

Lesliê Mulico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Lesliê Mulico é professor de inglês do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Doutor em Linguística Aplicada (2019) pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ; Mestre em Linguística (2013), Especialista em Linguística Aplicada (2009), bacharel e licenciado em Letras Inglês-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do grupo de pesquisa SULEAR, coordena o projeto Letramentos Humanos (Human Literacies Project), em que desenvolve materiais didáticos e outras ações de educação linguística para defensores/as de Direitos Humanos. Como perspectivas teóricas, afilia-se ao Letramento Crítico, Multiletramentos, Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso; e, como objeto de estudo, a elaboração e os usos situados de materiais didáticos.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Vieira Mulico, L., & da Costa Lobo, V. (2024). MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM LÍNGUAS ADICIONAIS NA ESTEIRA DE PAULO FREIRE: : QUANDO O OPRIMIDO É O/A MIGRANTE. Revista Espirales, 8(2), 131–153. https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-7

Edição

Seção

Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe