CHAMADA PARA DOSSIÊ "O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe"

2024-05-07

Não há dúvida de que Paulo Freire é o educador latino-americano mais conhecido mundialmente. Freire foi, ainda é, e continuará a ser uma grande fonte de inspiração para pesquisadores(as) e professores(as) de todos os níveis de ensino e em todo tipo de instituição educativa (escolas, universidades, movimentos sociais ou coletivos com esferas pedagógicas). O valor do seu legado, teórico e metodológico, em especial nos contextos educacionais latino-americanos e caribenhos, é o que este dossiê pretende mostrar. Para isso, serão aceitos trabalhos científicos que permitam conhecer a importância de Paulo Freire como referência pedagógica na América Latina e Caribe, considerando, em especial, a sua proposta de educação dialógica e transformadora.

Trabalhos unicamente teóricos são bem-vindos, mas os(as) organizadores(as) sugerem que, dentro do possível, sejam elaborados artigos que retratem experiencias educativas baseadas nos fundamentos e objetivos político-pedagógicos de Freire, bem como experiencias na aplicação do seu método dialético em sistemas escolares, de educação superior ou movimentos ou coletivos que possuam uma dimensão educativa inspirada no educador pernambucano.

Submissões serão aceitas até 30/09/2024.

Eixos temáticos

§  Paulo Freire: educação crítica e transformadora para a América Latina e o Caribe.

§  Contribuições de Paulo Freire para a formação de professores.

§  Aplicação ou adaptação do método dialético de Paulo Freire nos processos de ensino e aprendizagem.

§ Influências de Paulo Freire na estruturação e organização de movimentos sociais ou coletivos políticos na América Latina e no Caribe.

Organizadores

Dra. Paula Linhares Angerami

Dr. Miguel Ahumada Cristi

Dra. Maria Victoria González Peña