Sobre a Revista

A Espirales - revista para a integração da América Latina e Caribe (ISSN 2594-9721), está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da UNILA. Nossa linha editorial está voltada para textos fruto de pesquisa que tenha um olhar crítico sobre a América Latina e os diferentes aspectos da integração no âmbito internacional. Com isso objetivamos publicar textos que proporcionem uma visão crítica sobre a realidade latino americana e as possibilidades de integração.

Qualis 2017-2020: A1

Contato: revistaespirales@gmail.com

Anúncios

Chamada para submissões fluxo contínuo

2023-03-11

A revista Espirales (Qualis A1) está com chamada aberta para a submissão de artigos (https://revistas.unila.edu.br/espirales/about/submissions).

A publicação do Programa de Pósgraduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) é de caráter científico e tem periodicidade semestral, buscando favorecer a publicação de textos frutos de pesquisas com uma visão crítica.

Os artigos devem estar de acordo às normas da ABNT, explicitadas nas diretrizes para autores.

Atenção: durante a submissão, em comentários ao editor, favor informar 1) nome completo, 2) filiação institucional, 3) ORCID e 4) CV Lattes (para brasileiros) ou similar (para estranjeiros).

Saiba mais sobre Chamada para submissões fluxo contínuo

Edição Atual

v. 8 n. 2 (2024): Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe
					Visualizar v. 8 n. 2 (2024): Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe

Não há dúvida de que Paulo Freire é o educador latino-americano mais conhecido mundialmente. Freire foi, ainda é, e continuará a ser uma grande fonte de inspiração para pesquisadores(as) e professores(as) de todos os níveis de ensino e em todo tipo de instituição educativa (escolas, universidades, movimentos sociais ou coletivos com esferas pedagógicas). O valor do seu legado, teórico e metodológico, em especial nos contextos educacionais latino-americanos e caribenhos, é o que este dossiê pretende mostrar. Para isso, serão aceitos trabalhos científicos que permitam conhecer a importância de Paulo Freire como referência pedagógica na América Latina e Caribe, considerando, em especial, a sua proposta de educação dialógica e transformadora.

Trabalhos unicamente teóricos são bem-vindos, mas os(as) organizadores(as) sugerem que, dentro do possível, sejam elaborados artigos que retratem experiencias educativas baseadas nos fundamentos e objetivos político-pedagógicos de Freire, bem como experiencias na aplicação do seu método dialético em sistemas escolares, de educação superior ou movimentos ou coletivos que possuam uma dimensão educativa inspirada no educador pernambucano. 

Organizadores

Dra. Paula Linhares Angerami

Dr. Miguel Ahumada Cristi

Dra. Maria Victoria González Peña

Publicado: 2024-12-19

Edição completa

Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe

Ver Todas as Edições

Indexadores

   

    Home